Caminhoneiro, cuidado ao dirigir na neblina!

Principalmente durante  inverno os motoristas de caminhão precisam ter a atenção redobrada ao trafegar pelas estradas sob condições de neblina, fenômeno climático que ocorre devido ao menor índice pluviométrico, em que as águas evaporadas não resistem ao frio e se transformam em nuvens. Nesses períodos é comum a redução da visibilidade, a qual pode resultar em acidentes – como atropelamentos envolvendo animais silvestres que cruzam as rodovias, muitas vezes fugindo das queimadas, também nesse período do ano.

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, em 2016 foram 1.191 atropelamentos de animais registrados nas estradas paulistas.
Para que o condutor evite  se envolver nesses tipos ocorrências, alguns detalhes são importantes quando for dirigir na neblina.
Confira alguns cuidados:

  •  Reduzir suavemente a velocidade: Aos primeiros sinais de neblina à frente, diminua a velocidade aos poucos, distanciando-se o máximo do veículo à frente. Assim o condutor terá maior tempo de reação, caso perceba que algum incidente imprevisto durante o trajeto.
  •  Evite parar o veículo totalmente: Outros motoristas podem apenas visualizar seu caminhão quando for tarde demais para o processo de frenagem. Sendo assim a parada total do veículo deve sempre ser evitada, mesmo em acostamentos. Caso precise fazer a parada, é imprescindível manter o pisca alerta ligado e sinalizar corretamente a via.
  •  Utilize faróis baixos ou de neblina: Ao avistar os primeiros sinais de neblina, o condutor deve imediatamente ligar os faróis baixos ou os faróis de neblina. O farol alto não deve ser utilizado de maneira alguma, isso porque a luz reflete nas partículas de água que estão no ar e prejudicam ainda mais a visibilidade.
  •  Guie-se através das pinturas de faixa e sinalização: Boa dica é se guiar através das faixas de sinalização pintadas nas vias, bem como placas. Dessa forma, irá conseguir manter o rumo certo, evitando surpresas.
  •  Atenção aos sinais sonoros externos: Com nossa visão prejudicada , mantenha-se atento aos sinais sonoros externos. Afinal, se o motorista não conseguir enxergar o veículo a sua frente, pode ouvi-lo.

Ao dirigir caminhão na neblina siga sempre as instruções dos órgãos de fiscalização e controle.

Pode valer a pena esperar a formação de comboios, ao invés de ser uma perda de tempo, é uma garantia para que o condutor, carga e veículo cheguem ao destino em segurança.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre o mundo dos caminhões!
Até a próxima!